quinta-feira, 16 de abril de 2009

16/04/2009 - Unificação do vestibular

Então pessoal...
Venho agora falar do
meu dia e da unificação do vestibular, afinal esse é um assunto que está virando a cabeça de muita gente.

Boom
, hoje não foi a pior aula do mundo, mas também não foi a melhor. Tivemos nossa primeira aula de geografia no ano (AMÉM!) e o professor estava achando a sala muito dispersa. Ninguém estava conversando, o problema era que o pessoal não tava muito participativo, sei lá... Ninguém estava bem no clima. Ele ainda tentou animar um pouco a gente, o que funcionou mais pro fim da aula (porque será?). :D

Depois disso tivemos nossa aula de matemática, onde a nossa no mínimo excêntrica professora resolveu alguns exercícios de análise combinatória. Tenho quase certeza de que aquela mulher é louca, e que é a fim do meu colega de classe Roberto (o que reforça a primeira opinião). Muita gente detesta ela, mas ela é tão engraçada com aquele jeito sem noção e aquela risada fora de série que eu acabei gostando da doidona.
(representação gráfica da risada dela).

Após nossa divertida
aula de matemática, tivemos três, sim, TRÊS horários de Teoria Geral do Turismo. Eu tava totalmente desconcentrado, não conseguia prestar muita atenção, embora também não estivesse conversando muito. Deu pra aproveitar uns 60% da aula, eu acho. A raiva que deu é que esse professor doido me fez imprimir o trabalho (aquele pelo qual fui dormir de 1:30h ontem) duas vezes e nem recebeu! AARGH!

Bom, de qualquer forma vamos mudar de professor. A partir da próxima aula, nossa professora será Juliana, a coordenadora do curso de Turismo. Dizem que ela é MUITO boa (no sentido profissional :P).


Mudando de assunto, vou agora falar sobre a unificação do vestibular, que é uma coisa que a gente discute muito. Primeiramente eu havia me posicionado completamente contra, agora começo a pensar que pode ser uma boa. Tem seus prós, assim como também tem seus contras.
As mudanças do novo modelo de vestibular que eu considero positivas são:
  1. Você não vai mais precisar viajar quilômetros e quilômetros pra fazer uma prova de vestibular em uma universidade distante: será apenas uma prova e você poderá se candidatar àquela universidade que você tanto queria entrar mas não podia viajar sópra fazer uma prova, sem saber se ia passar.
  2. A decoreba vai diminuir. As provas serão mais gerais.
  3. Em breve serão mais vestibulares por ano, em vez de apenas um.
  4. Pode-se escolher até 5 universidades: a preferência vai para aquelas colocadas como 1ª opção.
As mudanças que eu considero negativas são:
  1. Você não poderá saber a concorrência do seu curso - só as médias dos candidatos em cada curso.
  2. As universidades aqui do nordeste (UFRN, por exemplo) vão encher de gente que não é daqui, enquanto as pessoas daqui que não se saírem tão bem quanto eles terão que ir para os piores lugares possíveis.
  3. O modo de estudo vai mudar completamente - ninguém tem certeza de como a prova será ainda
Detalhes sobre a prova: esqueça a prova subjetiva. O novo vestibular será uma espécie de "novo Enem", mas com um nível mais avançado e mais questões. Serão 200 questões envolvendo assuntos ainda não confirmados.
Continua a redação, além da obrigatoriedade da leitura de certos livros, pois literatura cairá na prova.

Enfim, estou meio balançado pela unificação, mas o choque ainda amedronta. Espero que a gente possa se acostumar o mais rápido possível a esse modelo e que ele realmente traga melhorias à questão do vestibular e ao desespero do vestibulando.

Nenhum comentário: