quarta-feira, 6 de abril de 2011

Velharia

Música boa me encanta, não importa sua época... Aprendi a gostar de muita coisa, e às vezes sinto vontade de escutar "velharia". Aquelas músicas antigas que não cantam mais, aquelas que nossos pais cantam ou mesmo umas "mais recentes" mas que abandonamos por alguma coisa mais moderna, mais recente.
Às vezes o "panela velha é que faz comida boa" se aplica bastante à música.
Escuto com calma, relaxo...
Música é bom demais.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Ouço e esqueço. Vejo e me lembro. Faço e entendo. - Confúcio
Dessa vez a sorte de hoje no orkut foi realmente profunda! Eu explicaria meu próprio entendimento da frase, mas prefiro que cada um tire suas próprias conclusões.


- xo.

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Estresse

Tenho uma opinião muito concreta sobre pessoas "estressadas". Na minha opinião elas precisam de atenção e ficam querendo aparecer.
Ultimamente minha teoria tem se confirmado com alguns acontecimentos...

Realmente, certas vezes, o sangue sobe à cabeça e a pessoa diz algumas coisas fora do esperado, mas ARRANJAR sempre uma coisa pra se irritar é, no mínimo, burrice - ou algum tipo de maneira subconsciente de fazer todos prestarem atenção em si.
Por isso, qual a minha tática? Não dou a mínima e espero a pessoa esfriar a cabeça.
Simples.
- xo.
P.S.: Toda essa bela teoria cai por terra quando eu me irrito em resposta.

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Um desejo íntimo

Eu queria fazer literatura, escrever transcendendo o simples, cotidiano.
Nem sempre é possível; em alguns casos é imperativo que se aceite a realidade de um estilo seco e não original.
Talvez eu seja assim.
Talvez, por apego às minhas frases-síntese não articuladas entre si - pro inferno com a coesão e a coerência - eu não faça muito sentido, ou até mesmo não agrade.
Dane-se.
Vou tentando, escrevendo, percebendo, meditando...

- xo.

sábado, 14 de agosto de 2010

Música

Gente, ultimamente eu tenho escutado muita black music... Dô o maior valor a melismas, vibratos consistentes e vozes fortes!
Dia desses, "zanzando" pelo orkut, achei esse vídeo em uma comunidade... É do Shaheen Jafargholi - o garoto é um killer, dá um show mesmo! Vibrato + melismas + belting muito bem feitos = sucesso completo! Taí o link, só clicar no nome do mostrinho vocal.
Como também valorizo muito a letra das músicas também ouço muito a música gospel... e no estilo encontrei o Coral Resgate - que é o máximo, diga-se de passagem; a Daniela Araújo (que tá pra lançar CD...) e o Leonardo Gonçalves, agora pela Sony Music. Ah, um detalhezinho: Daniela Araújo e Leonardo Gonçalves são casados! Imagina os filhos dessas duas criaturas juntas, deve ser A VOZ do Brasil, né? :P
Bom, vou ficando por aqui. Beijo no ôi de todo mundo :)

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Artigo para legislação

Eaê galera, tô postando aqui um artigo que fiz pra matéria de legislação... Não ficou lá essas coisas, maas... :P

Turismo: uma eterna gangorra

O turismo é uma atividade por muitas vezes apresentada como a solução dos problemas econômicos de cidades, regiões ou até mesmo países. Não se pensa, porém, em todos os problemas advindos dessa prática e na dificuldade de manter tudo sob controle, uma vez que a preservação daquilo exposto ao turista é extremamente necessária. Leva-se, então, o artigo 180 da Constituição Federal como uma brincadeira, tratando de coisa séria como se fosse bobagem. Ainda que haja muitos benefícios provenientes do investimento na área, existem também, obviamente, os contras, e é assim que deve ser visto: uma eterna gangorra, a qual sobe de acordo com alguns pontos e desce conforme o peso deles vai se esvaindo.
Os pontos fortes da economia baseada no turismo são vários: o retorno financeiro é bastante rápido se comparado a outras formas de investimento; várias pessoas são envolvidas, gerando emprego; há influência sobre outras indústrias, como a da construção, em sendo os estabelecimentos de hospedagem muito importantes em localidades procuradas por turistas; além do fato de forçar o olhar dos governantes para a preservação do patrimônio natural e cultural das cidades e estados, em virtude de caso caso haja a perda de tal preciosidade, o valor turístico da localidade também é perdido. Vejamos porque: segundo o artigo 216 da constituição, o patrimônio brasileiro implica nos bens de natureza material e imaterial pelos quais pode-se fazer referência à identidade nacional. Isso inclui as formas de expresssão; os modos de criar, fazer e viver; criações científicas, artísticas e tecnológicas; obras, objetos, documentos, edificações e demais espaços destinados às manifestações artístico-culturais; os conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico; dentre outras coisas. Se isso, justamente o que o visitante quer ver, não existir mais ou estiver em mau estado, o que haverá de interessante em tal município?
Mesmo os pontos fortes podem facilmente ser transformados em fracos quando se percebem alguns fatores por trás do otimismo exacerbado: o retorno financeiro é rápido, sim, mas para os grandes investidores, como donos de redes hoteleiras já famosas ou empreendedores de grandes estabelecimentos de lazer; os muitos empregos gerados são, em sua maioria, de pagamento e condições de trabalho péssimos, a influência sobre a construção pode ser nociva no sentido de que tira pessoas do campo para ir trabalhar nas grandes construtoras e uma vez que o “boom” imobiliário acaba, eles ficam sem ter para onde ir, sem emprego e sem sustento, e mesmo os governantes, ao invés de tentarem preservar a beleza natural dos lugares, muitas vezes (leia-se na maioria delas) preocupam-se apenas com os tributos oriundos do capital de grandes empresários e, assim, “vendem-se”, entregando terrenos onde sabem que o meio ambiente será prejudicado, mas “que se dane” – eles terão dinheiro no bolso...
E falando em terrenos cedidos pelo governo, onde fica o artigo 225 da constituição? Iniciativas como a do Golfe de Natal são simplesmente abusos contra o meio-ambiente, o qual é de responsabilidade do administração pública, segundo a lei. Ainda nos escritos da constituição lê-se o direito ao meio-ambiente equilibrado, como um bem de uso comum do povo e essencial à qualidade de vida. Na medida em que a busca capitalista de certos estabelecimentos turísticos pelo lucro supera o interesse em manter a natureza, gradativamente a razão de ser do turismo se acaba, visto que não haverá mais sentido em deslocar-se de um local a outro – todos parecerão iguais, entediantes, sem algo mais a oferecer do que algum comércio imitado de um outro lugar. Entretanto, parece bem óbvia a opinião dos comandantes das empresas (extremamente imediatistas): dinheiro em primeiro lugar, depois vê-se o que se pode fazer sobre qualquer outra coisa.
Infelizmente esta é a real situação do turismo no nosso país – investimentos estrangeiros, interesses mesmo nacionais, mas sem grandes projetos sociais ou ambientais embasando os projetos. Com isso, o crescimento obtido com a atividade é apenas para alguns, causando muito mais problemas do que solucionando-os, como anteriormente foi discutido. A gangorra não pára, a cada dia vai descendo mais e mais, mostrando os podres de uma elite egoísta detentora de todo o poder monetário e político nacional. A suposta “aristocracia” apenas enferruja o desenvolvimento real do país e do nosso povo em geral, retendo tudo de bom trazido pelo trabalho duro de pessoas humildes somente para si. Acredito, pessoalmente, que existam pessoas capazes de mudar essa situação pela qual passamos. Só nos resta esperar pela chegada de tais heróis antes que a gangorra fique abaixada para sempre.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

He's back!

Pois é, tô de volta! Quer dizer, eu vou fazer esse post agora, embora isso não signifique que eu vá postar sempre, até porque to no ano de vestibular e é meio difícil encontrar qualquer tempo livre... Mas enfim, fazia um tempão que não postava, né? Hoje vim pra falar do recital do Herdeiros, que aconteceu dia 17 de Abril... Num dos posts eu coloquei que tinha sido chamado pro grupo! Caramba, faz teempo... Mas indo direto ao assunto, são muuitas coisas pra contar. Pra começar, a gente vinha se preparando pra esse recital há um tempão, e a idéia (ideia na nova regra ortográfica) era fazer um musical que se passaria numa praça, e talz. Os problemas começaram na escritura do roteiro: desentendimento de idéias e desavenças na escolha das músicas, "empacamento" criativo... Mas Deus tomou a frente e a história tomou forma. Daí começamos a nos preocupar com a encenação e a parte vocal do evento, sem nos dar conta do cenário...
A duas semanas do grande dia, o Herdeiros foi dividido em alguns grupos responsáveis, cada um, por uma parte do cenário, e além de fazer, a gente ainda tinha que comprar o material. Meu grupo era o do painel, basicamente o mais caro e provavelmente o mais complicado... Fomos à luta, saímos comprando EVA's como loucos, e eu passei uma noite desenhando o painel com medidas, pra a gente poder ter alguma idéia de como fazer. Fomos cortar tudo e era uma complicação, Deus do céu! Graças a Deus tivemos ajuda (a exemplo de tia Valdete :P - nos deu uma força da piula, orientando a melhor forma de fazer e como economizar os EVA's, e inclusive foi ela quem costurou o TNT que serviria de fundo... Muito obrigado!) e fomos conseguindo. Além de todos os "problemas cenográficos", tinha o problema-mor: a rouquidão. Quase todo o grupo tinha ido pro retiro, e lá gritamos tanto que a voz foi embora. Oramos muuito pro Senhor ajudar e melhorar nossas vozes, e também nisso Ele foi um grande amigo... No fim das contas, tivemos uma noite incrível, tudo ficou lindo, o estresse valeu a pena, assim como cada centavo gasto. Infelizmente não houve vidas entregues a Deus naquela noite, mas a palavra com certeza foi pregada... Agradeço a Deus por tudo!
Agradecimentos especiais aos MUITO importantes:
* Manassés, por ser um maestro incrível, super entendido no quesito música (e em outros quesitos também, como desenhar no computador, hê), por ser amigo e companheiro, e por acreditar em nós;
* Elza, nossa diretora teatral, que com apenas 19 anos tomou as rédeas da situação e colocou o grupo pra frente, descobrindo até talentos cênicos! :) Ela foi de grande importância para o resultado final do musical, se mostrando alguém experiente no que faz e com habilidade de resolver as coisas. Além de tudo é super gente fina, envolvida com a gente e responsável... Merece aplausos;
* Pais e responsáveis pelos Herdeiros, afinal, somos adolescentes e eles foram muito compreensivos e nos patrocinaram, além de alguns (como tia Valdete, que ajudou no cenário, e pr. Marcos Cléber, tia Ceiça e ir. Maria José, que participaram da peça) que meteram mesmo a mão na massa;
* Atores não-herdeiros, incluindo Athos, Karlinha, Joás, Joyce e os já citados anteriormente, vocês são muuito bons, sem vocês tudo teria sido muuito mais complicado;
* Músicos, que seguraram a onda mesmo tendo passado só em cima da hora;
Finalmente, * cada Herdeiro, por ter se engajado. Vocês fizeram a coisa toda acontecer, foram com tudo e realizaram coisas que pensamos serem impossíveis. Vocês são paws mesmo...
Termino aqui. Espero ter sido fiel em meu relato...
Até a próxima.